• EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE

O estudo investiga a formação e a prática pedagógica do professor do ensino fundamental, na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), área que vem se transformando em interesse e crescente preocupação no campo da pesquisa e da formação contin uada de professores. Objetiva compreender o processo de formação continuada, como estratégia de intervenção na, e transformação da prática pedagógica, visando criá-la e recriá-la em um processo de reflexão coletiva.

A obra mostra como a perspectiv a colaborativa amplia a possibilidade de ressignificação das práticas no contexto escolar, tecendo a sua necessária transformação. Com esse propósito, procede-se a análise estrutural do processo educativo sobre a EJA, o aluno jovem, o aluno adulto e a formação do professor, especialmente, no âmbito do Brasil, mergulhando assim na complexidade da prática, visando autonomia pessoal, participação e construção coletiva da profissionalidade docente. As discussões se constituem em fio propulsor, quand o provocadas em momentos distintos de reflexão coletivas, desconstruindo barreiras históricas fortemente disseminadas sobre a educação de pessoas jovens e adultas ao longo de décadas.

Busca-se na análise do discurso, interpretar as informações pro duzidas, dialogando com autores brasileiros, estrangeiros e os professores participantes, na perspectiva de compreender até que ponto as transformações são percebidas no percurso da formação e como os professores pensam a profissionalidade docente, n a medida em que se avança no processo de teorização da prática. A força desses fundamentos é refletida pelo grupo, agregando saberes compartilhados pela, e na experiência, as competências necessárias para exercer o profissionalismo, algo que, gradual mente, vai se construindo, com foco no jovem e no adulto que se pretende formar, em meio aos dilemas e as diversidades, no âmbito da EJA.

Por fim, partindo da necessidade de se estabelecer uma relação direta e linear entre a pesquisa em educação e a formação continuada do professor da EJA, agregado a uma abordagem teórico-prática acerca da educação oferecida às pessoas jovens e adultas na sociedade atual, defende-se o processo de formação continuada, como verdadeiros espaços de troca de exper iências e construção de todo o tipo de saberes, desenvolvido por pesquisadores, profissionais da educação básica e do ensino superior, integrados em um Espaço de Reflexão e Colaboração.

Código: L020-9786525038223
Código de barras: 9786525038223
Peso (kg): 0,320
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,50
Autor CARVALHO, MOURA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 215
Ano de edição 2023

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE