• EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS PARA A FORM

Uma educação adequada à realidade das áreas de reforma agrária tem demandado a construção e a melhoria de projetos de educação do campo, iniciativa que ganha força na luta dos movimentos sociais e sindicais e toma as páginas deste livro. A propostaé chamar a atenção do leitor para essa necessidade, revelando o que tem sido feito nesse sentido e o que ainda precisa ser realizado e sinalizando as dificuldades e os desafios desse processo, que visa a elevar as condições de vida e de cidadania de mi lhares de brasileiros e brasileiras que vivem no e do campo. Grande avanço nessa empreitada é o Pronera, política pública de educação que busca levar aos homens e às mulheres do campo, que têm condição de vida peculiar, o acesso a direitos fundamenta is como saúde, educação, energia elétrica e saneamento. Além da terra e do conhecimento sobre seu manejo, muitas vezes determinantes para sua sobrevivência, essa parte representativa dos brasileiros precisa de ações de educação dirigidas e adequadas à forma como vivem. A educação transforma. Agente modificador por natureza, guarda em si um universo de possibilidades para essa gente, sedenta por novas formas de se posicionar no mundo que condicionam, ainda, a formação dos professores a eles dirig idos. Cursos como a Licenciatura do Campo são, pois, uma possibilidade concreta para que os povos do campo, principalmente as assentadas e os assentados da reforma agrária, possam garantir uma educação de qualidade – que valorize a sua realidade – pr óxima de suas moradas e demais espaços de sociabilidade, produção e reprodução da vida. É para tratar desse assunto, aproximando-o da realidade, que esta publicação foi concebida.

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Autor ISABEL, ANTUNES-ROCHA
Editora AUTÊNTICA
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 208
Ano de edição 2009

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EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS PARA A FORM