Neste livro são abordados aspectos da cultura e da educação escolar indígena de algumas etnias brasileiras, na visão de alguns pesquisadores, professores indígenas, lideranças e membros de comunidades indígenas. São apresentados resultados de investi gações realizadas com a etnia Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari no estado do Amapá com o povo Rikbaktsa no estado de Mato Grosso com os Guarani e Kaiowá no estado de Mato Grosso do Sul com a etnia Mebêngôkre ou Kaiapó, do sudeste do Pará com pov os indígenas do Oiapoque com os Sateré-Mawé do Rio Marau, município de Maués, estado do Amazonas e com os Paiter Suruí de Rondônia. O foco é a relação da educação indígena com a educação escolar indígena. Nessa direção, o livro traz aspectos que en volvem educação e cultura indígena, em uma ressignificação de saberes escolarizados, defesa de direitos, valorização e preservação de identidades, consciência ambiental e sustentabilidade. São abordados elementos importantes na educação escolar indíg ena, como bilinguismo, ensino e aprendizagem por meio de temas geradores, preservação da cultura e da biodiversidade local, formação de professores indígenas, práticas docentes e etnomatemática.
Código: |
L020-9788546213269 |
Código de barras: |
9788546213269 |
Peso (kg): |
0,290 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Autor |
DE, MATTOS |
Editora |
PACO EDITORIAL |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
220 |
Ano de edição |
2018 |