• FONTES DA PEDAGOGIA LATINO-AMERICANA: HERANÇAS (DES)COLONIAIS

Fontes da pedagogia latino-americana: heranças (des)coloniais tem por objetivo participar do trabalho de construção de uma memória histórica coletiva que contribuiu para a elaboração de um pensamento pedagógico-educativo latino-americano. Tem-se como pressuposto que a compreensão do contexto histórico é essencial para inserir a busca de alternativas emancipatórias num corpo de práticas e reflexões invisibilizadas em nossa formação como educadores e educadoras. Contou-se com a colaboração de pesq uisadores e pesquisadoras de diversos países da América Latina para compreender autores e autoras no seu tempo histórico e sua relevância para a atualidade educativa latino-americana. Em cada capítulo, há notas sobre a vida e a obra, uma introdução a o pensamento pedagógico de cada autor e autora, acrescido de textos e excertos de fontes originais. No conjunto de personagens que apresentamos nesta obra, podemos identificar questões que revelam a força da tradição, mas também desajustes do sistema -mundo (colonial-imperial-capitalista-patriarcal), confrontados pela pluralidade de alternativas que cada época e sujeitos produzem. Como resultado do encontro violento entre civilizações, a América Latina ofereceu-nos respostas descoloniais aos prob lemas comuns. Os conflitos e as contradições estão presentes nas fontes aqui apresentadas, mas ao mesmo tempo elas comungam o esforço de se elevar acima do possível no sentido de alargar o campo de ação ou de apontar novos horizontes.

Código: L020-9788547336196
Código de barras: 9788547336196
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 27,00
Largura (cm): 21,00
Espessura (cm): 0,20
Autor ROMEU, STRECK
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 301
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

FONTES DA PEDAGOGIA LATINO-AMERICANA: HERANÇAS (DES)COLONIAIS

  • BROCHURA

  • ROMEU, STRECK

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ