• G. H. MEAD E A EDUCAÇÃO

Este livro apresenta as bases gerais do pensamento do filósofo George Herbert Mead, bem como suas muitas contribuições para a Pedagogia contemporânea. Cada vez mais é reconhecida a sua importância para a Psicologia Social e para a própria Sociologia do século XX. Considerado o pai do interacionismo simbólico, Mead assumiu uma postura pós-metafísica e propôs a passagem do paradigma da consciência para o da comunicação intersubjetiva, tendo, assim, contribuído decisivamente para uma compreensão ac urada dos processos de individuação e subjetivação por meio da socialização. Além disso, suas posições antibehavioristas e seu interesse acerca das relações entre a mente e a linguagem fizeram de Mead um autor decisivo para se compreender melhor a re presentação, a formação do self, o construtivismo, o caráter de impermanência das identidades, a inseparabilidade entre as dimensões individual e social do sujeito moderno e o comportamento humano. Infelizmente ainda pouco conhecido no Brasil, esse n eopragmatista manteve, na Universidade de Chicago, estreitas relações intelectuais com John Dewey, que reconhecia em Mead uma acurada percepção para os problemas sociais, a partir de uma perspectiva inédita e fecunda.

Código: L020-9788582174418
Código de barras: 9788582174418
Peso (kg): 0,167
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 13,00
Espessura (cm): 0,60
Autor ANTONIO, CASAGRANDE
Editora AUTÊNTICA
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 128
Ano de edição 2014

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

G. H. MEAD E A EDUCAÇÃO