A retórica é tão antiga quanto a raça humana. Ela se baseia nas tradições clássicas da Grécia e da Roma antigas e em suas discussões sobre como o uso linguístico e a persuasão afetam as relações sociais e políticas, o que lhe confere toda a atualidad e em nossos dias. As questões discutidas neste livro — gênero, agência e tecnologia — surgem da retórica e nela se fundamentam. Dos três conceitos em destaque nessa obra, a tecnologia é o mais “singular”. O gênero e a agência direcionam nossa atenção ao padrão, à convenção, à ação, ao caráter e à comunidade — todos eles conceitos há muito já reconhecidos como essenciais à análise retórica. O surgimento de mídias radicalmente novas nos últimos 20 anos tem desafiado o esquema retórico tradicional. Precisamos encontrar maneiras de tornar os meios tecnológicos visíveis à análise. Aqui a tecnologia é abordada de duas maneiras analíticas diferentes: primeiro, para testar o papel do meio de comunicação e, segundo, para testar nossas intuições e su posições sobre o que significa para os humanos sermos “seres que, por natureza, respondem a símbolos”, questionamento contínuo e incessante, que continua a definir os estudos retóricos.
Código: |
L020-9788579340468 |
Código de barras: |
9788579340468 |
Peso (kg): |
0,260 |
Altura (cm): |
16,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,28 |
Autor |
R., MILLER |
Editora |
PARÁBOLA EDITORIAL |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
192 |
Ano de edição |
2012 |