O livro Gestão de Ativos Intangíveis e capital organizacional na Pós-Graduação lança um novo olhar sobre a gestão estratégica de unidades acadêmicas, como os programas de pós-graduação, com foco no uso de indicadores de monitoramento e avaliação do a tivo intangível capital organizacional, observando-o como uma poderosa fonte de vantagem competitiva e ferramenta indispensável na busca por melhores resultados em ensino, pesquisa e extensão. A obra apresenta o capital organizacional de cinco progra mas de pós-graduação stricto sensu de uma Universidade Federal, avaliado a partir de 25 indicadores nas dimensões Cultura, Liderança, Alinhamento e Trabalho em Equipe, da perspectiva de aprendizado e crescimento organizacional do Balanced Scorecard ( BSC). Como base para o estudo, utilizou-se o enfoque desenvolvido por Kaplan e Norton acerca dos ativos intangíveis e da metodologia para medir a prontidão do capital organizacional, bem como os critérios utilizados para avaliação da pós-graduação na cional. Os autores também enfatizam como o cotejo entre a visão de futuro explicitada por um dos programas e o conceito inicial atribuído pela Capes na implantação do programa possibilitaram a construção de uma hipótese de causa e efeito acerca de um a estratégia com foco na melhoria dos resultados relativos às atividades, de forma a conduzir o programa rumo à sua visão. Por seu conteúdo marcante, atual e relevante, esta leitura se torna uma valiosa fonte de discernimento acerca do ativo intangív el capital organizacional, bem como um roteiro para elaboração e uso de indicadores, para todos que se interessam pelo tema ou atuam como gestores, seja em órgãos públicos, seja na iniciativa privada. Em especial, para aqueles que compreendem que o k now-how da força de trabalho, a cultura organizacional e os sistemas de tecnologia da informação, por exemplo, valem muito mais que os ativos tangíveis tradicionais, por serem difíceis de imitar. Pensando assim, quão valiosa seria a cultura de uma or ganização na qual as pessoas que nela atuam compreendessem e acreditassem em suas diretrizes (missão, visão, valores ou princípios), compartilhassem seus conhecimentos e potencializassem a sinergia entre suas partes, por meio da integração e do alinh amento das atividades que geram valor?
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Autor |
OSMAR, SIENA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
149 |
Ano de edição |
2021 |