Em face da velocidade e da imprevisibilidade das mudanças, precisamos manter uma grande lucidez na análise e na prospectiva dos problemas educativos. Não há nada pior do que aderir, acriticamente, a modas ou modismos, a soluções “miraculosas” inventa das por alguém. Não há nada melhor do que exercer um pensamento crítico, informado, lúcido.
É por isso que obras como a de Marta da Cunha Santos e Noemi Boer são tão importantes, nesse caso a partir do triângulo gestão escolar, formação de professor es e metodologias ativas. São três vértices decisivos para encontrar respostas para novos modelos de organização das escolas (gestão escolar), para novas formas de atuação dos professores (formação de professores) e para novas perspectivas pedagógica s (metodologias ativas).
A lógica triangular permite evitar dicotomias, infelizmente tão presentes no universo educativo, e imaginar diferentes equilíbrios ou triângulos. Nos próximos tempos, o melhor que poderemos fazer é conhecer as experiências q ue, em todo o mundo, estão a ser realizadas por professores, alunos e comunidades. Nessas experiências estão as sementes de um futuro que terá que ser escrito com diversidade. Já não estamos no tempo das “grandes reformas”, mas antes das “pequenas in iciativas”.
Código: |
L020-9786525033921 |
Código de barras: |
9786525033921 |
Peso (kg): |
0,160 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
NOEMI, BOER |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
115 |
Ano de edição |
2022 |