Este livro tem como objetivo o trabalho pedagógico em torno da língua portuguesa no Brasil. Seu objetivo é de natureza político-social, pois tem como propósito o fortalecimento da consciência de que o desenvolvimento global de uma comunidade depende das condições de letramento desse grupo. Irandé Antunes pretende ampliar a compreensão de que a competência linguístico-comunicativa das pessoas é um dos recursos fundamentais para o êxito de suas múltiplas atuações sociais, sobretudo no âmbito profi ssional e dentro de contextos urbanos. Aqui, interessa a pouca atenção dada à questão do ensino-aprendizagem da língua nas escolas, sobretudo naqueles aspectos que tocam diretamente o desenvolvimento de competências em leitura e em escrita. Mais espe cificamente, este livro quer tratar de questões ligadas ao ensino da gramática, que, na tradição escolar, tem-se tornado o vetor da atividade pedagógica e, geralmente, sua dificuldade maior. Nesse particular, pretende contribuir para aclarar o entend imento do que seria, no exercício pedagógico do trabalho com a linguagem, uma gramática contextualizada. Irandé Antunes vai enfim reconhecer à gramática seu lugar no ensino, estabelecendo-a como necessária, mas nunca suficiente, ao mesmo tempo em que descortina à escola toda a extensão de sua tarefa político-social.
Código: |
L020-9788579340918 |
Código de barras: |
9788579340918 |
Peso (kg): |
0,210 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Autor |
IRANDÉ, ANTUNES |
Editora |
PARÁBOLA EDITORIAL |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
160 |
Ano de edição |
2014 |