Identidades indígenas em perspectiva – ressignificação, negociação e articulação entre espaços formativos lança um olhar sobre como as relações interculturais constituídas entre tempos e espaços distintos vão produzindo as representações de identidad es. O livro mostra que as identidades indígenas desenvolvem-se na articulação e na negociação entre contextos de aprendizagem plural, pois são experiências formativas que circulam entre o novo e o velho, entre tradição e tradução. A comunidade/escola constitui-se como espaço/tempo de produção de identidade, que articula e negocia diferentes conhecimentos/saberes que permeiam os modos de ser indígena. Aparecem no livro algumas narrativas de professoras Arara (Karo Tap) a respeito de suas história s, as quais entrelaçam a colonização amazônica e as práticas culturais que produzem representações e que caracterizam as identidades dessas professoras Arara (Karo Tap). A descrição e a análise dos lugares ocupados pelas professoras, tanto no âmbito não escolar quanto no escolar, têm como base as interlocuções teóricas que advêm do campo dos Estudos Culturais, das Teorias Pós-Coloniais e do grupo Modernidade/Colonialidade.
Código: |
L020-9786525018546 |
Código de barras: |
9786525018546 |
Peso (kg): |
0,300 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
ALONSO, ALVES |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
201 |
Ano de edição |
2021 |