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A educação racional coloca-se no núcleo da afirmação utópica do anarquismo acena como instrumento nas práticas de liberação da consciência. Utópica quanto à transformação radical da vida, instaurando a liberdade enqu anto construção eminentemente social. A educação libertária, tem em sua formulação mais teórica, as experiências desenvolvidas por Francisco Ferrer Y Guardia, tendo sido reconhecidas como o coroamento prático de todo desenvolvimento teórico que se fe z no seio do movimento libertário.

Talvez, a perspectiva que mais se deva destacar nessa pedagogia anarquista, seja o conceito de liberdade, encarada não como propõe a filosofia política burguesa, na qual a liberdade é um fato natural, cumprindo à sociedade organizar-se de modo a permitir a liberdade de todos através das leis. A liberdade para os anarquistas é um fato social, não faz parte do homem deve ser construída pela comunidade.

A educação e a instrução são fundamentais para a conqu ista dessa liberdade, assumindo a importante tarefa de desalienação, de destruição da ideologia da dominação e de criação de uma nova mentalidade revolucionária. Supõe, portanto, a vivência de relações solidárias e de vivência autônoma. A escola deve ser um centro onde seja disseminada a verdade e onde a ciência, construída por todos, deve ser igualmente distribuída entre todos.

O conhecimento é instrumento de luta não só para a construção de uma outra ordem social, mas é também, e talvez pri ncipalmente, para resistir a uma ordem que objetivamente cada vez mais afasta as possibilidades de emancipação.

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Sobre a autora: Celia Maria Benedicto Giglio é Pedagoga, Mestre e Doutora em História da Educação p ela Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo. É orientadora credenciada do Programa de Pós-Graduação em Educação da EFLCH.

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Autor BENEDICTO, GIGLIO
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 224
Ano de edição 2020

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