• LETRAMENTOS SOCIAIS. ABORDAGENS CRÍTICAS DO LETRAMENTO NO DESENVOLVIMENTO, NA ETNOGRAFIA E NA EDUCAÇÃO

Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação desenvolve abordagens alternativas e críticas à concepção de letramento numa perspectiva internacional. Representa parte da tendência atual rumo a uma consideração mais ampla do letramento como práticas sociais, focalizando a natureza social da leitura e da escrita e o caráter múltiplo das práticas letradas, valendo-se de perspectivas transculturais. Street enfatiza a natureza social do letrame nto, em oposição ao que denomina perspectiva “autônoma” do letramento, orientada para as habilidades. Reconhecendo que existem múltiplos letramentos praticados em contextos reais, sugere aos leitores que rejeitem a teoria da “grande divisão”, que ado ta uma visão etnocêntrica e hierárquica, privilegiando uma forma particular de letramento sobre as muitas variedades que a pesquisa agora mostra existirem mundo afora. Em contraposição a essa perspectiva, Street propõe um modelo “ideológico” de letra mento, segundo o qual as práticas de leitura e escrita estão sempre inseridas não só em significados culturais, mas em posições ideológicas sobre o que conta como “letramento” e nas relações de poder a ele associadas. O quadro no qual a pesquisa sobr e letramento é conduzida ainda está sendo reconfigurado para incorporar questões complexas como poder, identidade e agência. Uma razão importante para escolher traduzir este livro em particular, entre os diversos que Brian escreveu, para um público b rasileiro é que neste momento no Brasil várias dessas questões estão sendo abordadas - tanto os aspectos teóricos relativos aos múltiplos letramentos quanto as políticas relativas ao tratamento da leitura e da escrita dentro e fora da escola.

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Autor V., STREET
Editora PARÁBOLA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 240
Ano de edição 2014

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