O livro Mãe de criança com autismo, inclusão e educação infantil: processos da subjetividade contemporânea apresenta uma reflexão crítica à luz da Teoria da Subjetividade de González Rey e Mitjáns Martínez (2017), considerando o Transtorno do Espectr o do Autismo para além da patologia. A proposta da obra é discutir o fenômeno do autismo em sua dimensão cultural e histórica e o peso social que o diagnóstico traz para a construção de crenças e valores a respeito do autismo e da pessoa com autismo, destacando o papel da mãe na inclusão escolar da criança na educação infantil. Trata-se de uma obra que lança um novo olhar para as questões imbricadas na vivência da mãe ante o diagnóstico de autismo do filho, apontando aspectos culturais e históri cos que atravessam os espaços sócio relacionais de atuação dessa mulher. Tópicos como a tradição biomédica, as implicações do duplo rótulo de transtorno e deficiência para o autismo, a inclusão educacional da criança com diagnóstico na Educação Infan til e a relação família/escola são abordados como processos imbricadamente complexos que devem ser visibilizados. O livro traz principalmente o caráter propositivo de compreender as singularidades subjetivas, culturais e sociais que atravessam a vivê ncia de maternar um filho com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo.
Código: |
L020-9786525016382 |
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9786525016382 |
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Autor |
MADEIRA, COELHO |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
223 |
Ano de edição |
2022 |