Reunião de ensaios escritos pela autora a partir de 2002, os quais têm em comum a preocupação com a explicitação dos pressupostos educacionais que norteiam a prática pedagógica. A autora se valeu de sua longa experiência como docente da área de Filos ofia da Educação na Faculdade de Educação da USP para refletir sobre o processo educacional, tendo em vista especialmente os resultados negativos de avaliações internacionais sobre a educação brasileira, como o Programme for International Student Ass esment (PISA), com o qual esteve envolvida. Em suas reflexões, versando sobre temas como avaliação, a importância da filosofia na formação do professor, as dificuldades de obtenção de resultados na prática pedagógica, entre outros, a autora contrapõe duas teorias pedagógicas: a teoria da educação nova ou renovada, de Johann Friedrich Herbart, e a teoria tradicional da educação, de John Dewey, com a qual mostra afinidades.
Código: |
L020-9788531410918 |
Código de barras: |
9788531410918 |
Peso (kg): |
0,130 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,50 |
Autor |
PACHECO, AMARAL |
Editora |
EDUSP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
96 |
Ano de edição |
2017 |