• PEDAGOGIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS ABERTOS E ADAPTATIVOS (PSDAAP): UMA RELAÇÃO ENTRE: EDUCAÇÃO, TEORIA DOS SISTEMAS, COMPLEXIDADE E COGNIÇÃO

Para pensar, refletir e quem sabe transformar! Vivemos um momento no tempo histórico humano em que descobrir caminhos torna-se imprescindível para prosseguirmos como espécie na face do planeta.
Nossa sociedade está repleta de informações, mas será que isso é um fator favorável para gerar conhecimento, facilitando nossa permanência, ou um fator que pode causar a nossa própria destruição nesse processo? Como a Escola, estrutura importante nas relações sociais, modelada por suas pedagogias, poder ia contribuir nessas relações, hoje fomentadas pelas mídias instantâneas, com “verdades” muitas vezes oriundas de grandes falácias? Como a nossa sociedade nos torna o que somos dentro daquilo que poderíamos ser? Será que socialmente, como sujeitos, p oderíamos ser de alguma forma diferentes do que nos tornamos? O que seria necessário para isso ocorrer, ou seja, ser um ser humano mais humano? Essa é a Hipótese Dinâmica da Diferenciação Não Linear que proponho na terceira parte desta obra. Talvez a lgumas dessas questões estejam diretamente relacionadas à construção de uma nova Pedagogia, desta feita com relações estreitas com as ciências, que estão alcançando espaços e abrindo campos de pesquisa em várias áreas. Será que poderíamos construir u ma nova Pedagogia, agora focada na Teoria dos Sistemas, Sistemas Dinâmicos Afastados do Equilíbrio, apoiando-se na Teoria do Caos Determinista e dos Fractais, Complexidade, Auto-Organização, Autopoiese, Teoria da Informação, e fazer tudo se fundir co m a cognição? Como poderíamos ampliar nossas práticas pedagógicas dentro desse novo paradigma das ciências pós-modernas?

Este livro é uma coletânea de vários textos escritos em momentos distintos da minha vida. Está separado em três momentos: prim eiro faz uma abordagem, apenas como referência, do caminho que a Escola tomou historicamente em seguida, reflete sobre onde estamos e para onde podemos ir e, por fim, discorre sobre a Hipótese Dinâmica da Diferenciação Não Linear, ou seja, como nos tornamos o que somos. Os textos fazem parte das minhas vivências e também da minha carreira na área da Educação nas secretarias do estado e também do munícipio de São Paulo. Foram motivados, não poderia ser de outra forma, pela minha experiência com o professor, principalmente da disciplina de Ciências para o ensino fundamental, e também como diretor de escola, cargos que exerci concomitantemente até a aposentadoria. A condição de ser professor e ao mesmo tempo diretor de escola me deu a oportun

Código: L020-9788536659985
Código de barras: 9788536659985
Peso (kg): 0,320
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,00
Autor MORELO, JÚNIOR
Editora SCORTECCI
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 260
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

PEDAGOGIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS ABERTOS E ADAPTATIVOS (PSDAAP): UMA RELAÇÃO ENTRE: EDUCAÇÃO, TEORIA DOS SISTEMAS, COMPLEXIDADE E COGNIÇÃO