• PEDALAR: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA SOBRE DUAS RODAS

A pretensão de Pedalar: uma experiência educativa sobre duas rodas é contar histórias singulares sobre pessoas e bicicletas para além do concreto urbanístico. Ouvi-las, descobri-las, colecioná-las, tecendo outro olhar sobre a bicicleta. O livro discu te formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência e expressão, vendo a educação como acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e nas contribuiçõe s coletivas costurados pelos referenciais teóricos que foram escolhidos, bem como pelos múltiplos encontros "pedalísticos" durante a pesquisa de mestrado. Reflete também sobre olhares e narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro en tre pessoas e bicicletas seres pedalantes &minus como corpos pedalantes nessa relação bicicleta-mundo. Como isso as(os) afeta? Que experiências são produzidas nessa relação, nesse encontro? é um estudo que atravessa esses corpos híbridos para além d o simples ato de pedalar, potencializando narrativas ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook "Seres Pedalantes", elaborada a partir da imersão etnográfica para coletar e disparar outras histórias e olhares sobre o tema propos to. Uma metodologia tecida e criada no fazer cotidiano da pesquisa. Por meio do inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida das pessoas em relação à cidade. Pensá-la como mudança cotidiana acontecendo por me io do olhar e do sentir pedalante, relacionando o ambiente e a dinâmica desses corpos que pedalam, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas, abrindo brechas para refletir os acontecimentos cotidianos. O movimento dos pedais e as eng renagens rodando na bicicleta, no ato de pedalar, podem ser proporcionais ao movimento almejado na cidade. Um lugar que permita deslocamentos mais sensíveis, lentos e intensos. Esse encontro, permeado de afetos e aprendizagens, modifica ambientes. O trabalho discute ainda os movimentos de pesquisa e seus efeitos em quem pesquisa e é pesquisada(o).

Código: L020-9788547328351
Código de barras: 9788547328351
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor SHEILA, HEMPKEMEYER
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 151
Ano de edição 2020

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

PEDALAR: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA SOBRE DUAS RODAS