• PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Mergulhar na leitura desta obra foi me entregar em uma viagem pelo tempo-espaço de orientação acadêmica, pelos afetos produzidos em saber que muito mais que especialistas-mestres em educação, formamos intérpretes de sonhos. Porque faço essa afirmação ? Porque este livro contempla informações, conhecimentos e práticas que indicam caminhos para que sonhos se tornem realidade, e para que o planejamento coletivo se torne instrumento de transformação da educação. O valor da leitura deste exemplar está justamente em identificar possibilidades de romper com as estruturas dominantes e de produzir novas condições para que o ato de planejar possa se transformar em um ato de amor pela educação. O texto produzido alcança a extensão das proposições inici almente postas no seu título, quando anuncia o desafio de relacionar a formação de professores com o planejamento, por meio de processos reflexivos, críticos e colaborativos. Este desafio anuncia também o motivo impulsionador da pesquisa colaborativa realizada e da sua consequente socialização por meio da produção escrita que ressalta conceitos da Psicologia Sócio-histórica, da Pedagogia Crítica, da Pesquisa Colaborativa, bem como referenciais que rompem com &lsquo zonas de confortos&rsquo , &ls quo zonas de certezas&rsquo e demonstram como a teoria orienta a prática e a prática reorienta a teoria. é necessária a leitura desta obra para compreender como o planejamento pode se tornar reflexivo, crítico, criativo e transgressor, isto é, como o planejamento pode se transformar em ato de amor pela educação, pelas crianças, pelos jovens e pelos adultos. Nesse sentido, recomendo novamente a leitura do livro, porque ele demarca caminhos para o planejar e aponta outra racionalidade para a prát ica de planejamento, por exemplo, como produção situada e tensionada pelas contradições existentes nos contextos práticos e teóricos de compartilhamento de experiências e de partilha de conhecimentos, e também espaço-tempo de produção que cria possib ilidades de desenvolvimento para todos que direta ou indiretamente participam desse ato transformativo. Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina

Código: L020-9788547301217
Código de barras: 9788547301217
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor SANTOS, GAMA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 225
Ano de edição 2016

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS

  • BROCHURA

  • SANTOS, GAMA

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ