• POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Política de formação do professor: uma análise para atuação na educação inclusiva é um estudo de caso acerca da política pública de formação do professor para atuar na educação inclusiva do município de Itaberaba, no estado da Bahia, localizado no te rritório do Piemonte Paraguaçu, no portal da Chapada Diamantina. O objetivo é analisar como as políticas públicas de formação continuada têm sido elaboradas, tendo em vista a inclusão de educandos com cegueira e surdez. A Política Nacional de Educaçã o Especial na perspectiva da educação inclusiva surgiu a partir de um movimento mundial como uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando do proces so educacional sem nenhum tipo de discriminação.

No entanto, este estudo sobre as políticas remete-nos à reflexão de que apenas a criação de dispositivos legais jamais garantirá a implementação de fato da inclusão, mas aponta para a necessidade d e mudanças também de concepções e práticas no contexto da educação, que exigem modificações tanto na concepção teórica quanto nas práticas sociais e educativas em relação às pessoas cegas e surdas, indicando, assim, a necessidade de uma política de f ormação de professores. Esse objeto leva-nos a refletir sobre a importância de a formação continuada estar baseada na concepção interativa reflexiva de acordo com o modelo sociointeracionista que incide na premissa da necessidade da construção de pol íticas públicas específicas de formação de professores.

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Autor SANTOS, FERNANDES
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 164
Ano de edição 2022

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POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA