• POLÍTICA E GESTÀO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFT

O livro Política e gestão da educação superior: acesso e permanência em cursos de licenciaturas da UFT discute a relação entre reforma do Estado, as mudanças no mundo da produção, a reforma educacional brasileira no limiar do século XXI e os impactos para os cursos de licenciaturas na tensão entre a democratização do acesso e a permanência dos estudantes na universidade com vulnerabilidade socioeconômica. Trata-se de reflexão teórico-prática que articula as discussões teóricas originárias de est udos e pesquisas bibliográficas e empíricas: documental e de campo. As mudanças ocorridas na educação superior associam-se às alterações acontecidas no âmbito da ciência, do modelo de produção e reprodução do capital e suas implicações para as reform as do Estado e da educação, que vêm se processando, de forma intensa no Brasil, desde o início de 1990. A universidade pública brasileira faz parte dessa nova sociabilidade produtiva operada por meio da regulação/indução governamental sob a pressão d o polo privado-mercantil do Estado e do mercado. Assim, decorre-se a intensificação e precarização do trabalho docente, com impactos para a permanência, com qualidade, dos estudantes na universidade. A cultura produtivista neste início de século XXI tem como materialidade a reforma da educação superior realizada em fatias, materializada, por exemplo, por meio do Programa de Reestruturação das Instituições Federais de Educação Superior (Reuni). A educação é tensionada pela democratização via aces so às Instituições Federais de Educação Superior (Ifes) e pelo viés economicista e produtivista, que distancia as Ifes da perspectiva de educação superior que articula ensino, pesquisa e extensão, criando problemas para a autonomia universitária e a permanência estudantil, bem como reforçando a precarização do trabalho docente. O presente livro contribui com a discussão sobre a política e a gestão da educação superior em tempos de intensificação da lógica neoliberal de regulação social. Tais pol íticas impactam os cursos de graduação, especialmente aqueles ligados à formação de professores. Entender essa relação é importante para que possamos fazer diagnósticos mais realistas e realizar prognósticos das políticas e ações no âmbito dos cursos de licenciaturas, que articulem o acesso à universidade e a permanência estudantil com qualidade socialmente referenciada.

Código: L020-9788547307752
Código de barras: 9788547307752
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor DE, CARVALHO
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 217
Ano de edição 2017

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

POLÍTICA E GESTÀO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFT

  • BROCHURA

  • DE, CARVALHO

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ