Entre a palavra da ciência e a palavra de senso comum há diferenças, mas qual a função de cada uma, e como a escola medeia a relação entre o mundo da vida e o mundo da ciência? Como as crianças elaboram e constroem suas significações no espaço escola r e no mundo? O objetivo deste livro é investigar e compreender os processos de significação nas relações de ensino e aprendizagem de ciências, considerando as seguintes categorias: a significação de si a elaboração conceitual dos termos científico- escolares os estudos dos processos de significação e os usos/apropriação da linguagem com um grupo de alunos de uma escola pública. A análise dos dados foi feita com base na análise microgenética e à luz das contribuições da perspectiva histórico-c ultural. Assim, discute-se o fato de que os saberes escolares são sistematizados "pelo professor" e apropriados "pelos alunos" num processo dialético e muito peculiar de mediação pedagógica. Essa mediação ocorre por meio de signos, instrumentos exter nos (recursos didáticos) e, principalmente, pela orientação/convivência/significação do outro.
Código: |
L020-9788547327194 |
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Autor |
PRADO, DUMONT |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
147 |
Ano de edição |
2019 |