Apoiada em uma perspectiva psicossocial, esta obra apresenta estudos realizados no âmbito do programa de pesquisa sobre trabalho docente desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas (FCC – Brasil). A imagem mais representativa desse programa de pesquisa, no qual um dos desafios iniciais foi articular os mais de 30 grupos associados ao CIERS-ed, é a de uma flor cujo miolo simboliza o objeto de investigação (trabalho docente) e as pétalas fazem referência a cada um dos grupos. Essa configuração garantiu, concomitantemente, a possibilidade de uma análise coletiva, sem descartar a realização de estudos e specíficos, de modo a ampliar o escopo do programa. Os textos aqui publicados, norteados pela teoria das representações sociais, apresentam aproximações, fronteiras, interfaces e contextos da TRS com Vygotsky, Bourdieu, Lefebvre, Freud, Lacan, Abric, história das mentalidades, teoria da complexidade de Morin e a compreensão de subjetividade na obra de Moscovici, oferecendo, ao leitor, alternativas de estudo e aprofundamento da investigação em uma perspectiva psicossocial.
Código: |
L020-9788572922982 |
Código de barras: |
9788572922982 |
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Altura (cm): |
21,00 |
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Espessura (cm): |
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Autor |
APARECIDA, BEHRENS |
Editora |
CHAMPAGNAT |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
235 |
Ano de edição |
2013 |