• REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

A interdisciplinaridade tem como proposta essencial o desenvolvimento de um trabalho com conteúdo distintos, porém, complementares. Um grande problema que se enfrenta hoje é o desafio de propor uma educação ainda no modelo convencional de teorias dis ciplinares. No contexto desta obra, a interdisciplinaridade é vista como uma proposta de ensino para a área de publicidade e propaganda, cujo exercício profissional traz também, em sua essência, características interdisciplinares. Para discutir esses desafios, foi desenvolvida uma pesquisa que buscou identificar e compreender as representações sociais que estão sendo construídas por alunos de um curso de Publicidade e Propaganda sobre as práticas pedagógicas vivenciadas por eles na realização do s Projetos Interdisciplinares, durante a formação acadêmica. O referencial teórico-metodológico desta pesquisa contou com o subsídio da teoria das representações sociais, de Moscovici, e a abordagem estrutural Abric, conhecida como teoria do núcleo c entral. A compreensão de interdisciplinaridade utilizada neste estudo fundamenta-se, principalmente, nos estudos de Japiassu e Fazenda. Quanto à coleta dos dados, utilizou-se um questionário, contendo questões abertas e fechadas técnica de associaçã o livre de palavras e pesquisa Follow-UP, por meio de entrevistas, com os egressos do curso. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da teoria das representações sociais, da análise de conteúdo de Bardin (2011) e do software EVOC. Os resul tados indicam que as representações sociais construídas pelos alunos demonstram ser os Projetos Interdisciplinares complexos e desafiadores, conforme aponta o núcleo central. Indicam também, a partir da análise do sistema periférico, que esses projet os têm contribuído para o processo de formação acadêmica e profissional, tanto dos alunos quanto dos egressos.

Código: L020-9786525033402
Código de barras: 9786525033402
Peso (kg): 0,250
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor OLIVEIRA, VIEIRA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 145
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA