No conjunto de questões que foram debatidas, ao longo dos tempos, para conceitualizar o ensino, encontramo-nos de modo insistente e privilegiado com as que referem ao sujeito, em suas inúmeras formulações, ao saber e ao conhecimento, e à linguagem. E m ausência desses três componentes e considerando os múltiplos autores que durante dois mil e quinhentos anos têm se ocupado disso, é evidente que a representação teorética do ensino seria inviável. Igualmente insistentes e privilegiadas, ainda que c om uma modalidade bastante diferente, elas surgem nas construções dos últimos cinquenta anos, apesar de que estarem reformuladas (ou dissimuladas) pela experiência "disciplinaria". Talvez por isso, os debates se circunscrevem à oposição entre as dife rentes correntes psicológicas e a psicanálise, ou às diversas vertentes da epistemologia e da metodologia científica, ou às escolas linguísticas, ou, muito marcadamente, às disputas pedagógicas. (...) Nosso projeto teórico se articula – prima facies – nas encruzilhadas dos fatores que aqui temos apontado. Em primeiro lugar, recuperar a produtividade do passado que dá espessura às discussões. Em segundo lugar, terciar em algumas construções dadas por garantidas e que, em termos gerais, são simple s aporias ideológicas, teoricamente heteróclitas e dúbias.
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Autor |
ERNESTO, BEHARES |
Editora |
MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
216 |
Ano de edição |
2019 |