Índio faz ciência? E matemática? Como são construídos os objetos utilizados no cotidiano indígena? Como são elaborados os medicamentos naturais? Dentre essas e outras questões nos levaram ao desenvolvimento da pesquisa descrita no livro Sistemas Numé ricos: construção do conhecimento matemático de povos indígenas do Alto Rio Negro. Com respostas às indagações, o livro traz junto uma proposta na perspectiva de educação intercultural com o intuito de mostrar que os povos indígenas têm maneiras próp rias de saber-fazer, de aprender e de ensinar matemática. Os sistemas numéricos ultrapassam sistematizações daquelas que estamos acostumados, ou seja, limitados ao conhecimento ocidental repassado na escola do não índio.
O município de São Gabriel n o Amazonas localizado na região do Alto Rio Negro possui mais de 20 etnias com suas variadas línguas e costumes. Certamente que isso é um detalhe estimulador à pesquisa. O livro é um resgate de informações sobre as ciências desenvolvidas pelos nativo s dessa região. Mas, a relevância está na realização de comparações dos sistemas numéricos com etnias de outras regiões do Brasil e as etnias Tariano, Baniwa e Maku do noroeste do Amazonas. O intuito dessa obra é colaborar com estudiosos que buscam c onhecer acerca da ciência indígena, com os professores indígenas e não indígenas da região amazônica, com os acadêmicos e com os pesquisadores da educação matemática e matemática indígenas e demais interessados em fazer uma leitura dinâmica e interes sante acrescendo um pouco mais sobre o conhecimento da questão.
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Autor |
CALDAS, FREITAS |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
121 |
Ano de edição |
2020 |