• EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM MANUSCRITO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Na organização do trabalho pedagógico, enquanto docente do curso de Graduação em Educação Física da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), verificamos, pela análise de sua estrutura curricular, a necessidade de inserção de conhecimentos r elativos ao processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança pequena, para além da perspectiva físico-motora podemos afirmar que a não apropriação desses conhecimentos provoca uma enorme lacuna no processo de formação do professor, prejudicando s ua atuação nas Instituições de Educação Infantil. Na observação dos currículos de outros cursos, percebemos que isso não era exclusividade das universidades baianas. A Educação Física, no sentido do instrumentalizar teórico-metodológico para a interv enção em creches e pré-escolas, é omissa. O que temos como recurso pedagógico se ancora na recreação, psicomotricidade ou desenvolvimento motor. Nessas três "perspectivas", a ênfase ora aponta para uma prática compensatória, no sentido do gasto de en ergia em atividades com fins em si mesmas, ora na prática-instrumental, visando um "futuro distante", ou ainda nas habilidades motoras neste sentido, os cursos de Educação Física apontam para uma percepção fragmentada da criança pequena, coisa não r ara nessa área de conhecimento. Aliás, a Educação Física prima por pensar na divisão "corpórea" da criança quando sinaliza em seus cursos componentes curriculares que particularizam o desenvolvimento motor.  Esta obra estabelece um debate em torn o da formação de professores de Educação Física, demonstrando que não está na universidade, como se justifica recorrentemente, a responsabilidade pela falta de interlocução entre o espaço de atuação nas Instituições de Educação Infantil e o processo de formação. Há despreparo dos professores para o trato com o conhecimento de aprendizagem/desenvolvimento da criança pequena na Educação Física por negligência da agência formadora. A leitura do livro mostrará quais são os mecanismos que inviabiliza m a formação de professores de Educação Física para atuarem de forma plena no nível da Educação Infantil.

Código: L020-9788581926391
Código de barras: 9788581926391
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor SANTOS, GOMES
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 251
Ano de edição 2015

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM MANUSCRITO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • BROCHURA

  • SANTOS, GOMES

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ