O livro Educação Matemática e Etnomatemática: entrelaçamentos e possibilidades filosóficas problematiza os aspectos teóricos e a fundamentação filosófica da Etnomatemática. Os estudos que compõem este ensaio percorrem caminhos com intuito de pôr em d iálogo algumas das perspectivas filosóficas que atravessam diferentes territórios (Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Filosofia, Educação). Revisitam-se antigas questões, ainda atuais, para a Educação Matemática, a partir da Etnomatemát ica. Evidencia-se a fragilidade da crença em uma Matemática estereotipada (“mítica”, “endeusada”, “inabalável”, “guardião da certeza”). Tangenciam-se aspectos da filosofia da Matemática que dizem respeito aos seus fundamentos, como é o caso dos infin itos de Cantor e o teorema da incompletude de Gödel. O fio que interliga a trama que se apresenta nesta obra aproxima-se dos debates em torno do uso da linguagem, da construção das verdades e da interpretação suscitados por alguns filósofos, como Nie tzsche, Wittgenstein, Foucault e Deleuze. Evidenciam-se entrelaçamentos e possibilidades filosóficas para a Etnomatemática e destaca-se como uma alternativa viável o pensamento do filósofo alemão Friedrich W. Nietzsche, um dos mestres da suspeita. Os estudos convergem, em algum ponto, para uma região inusitada: a filosofia estética de Nietzsche.
Código: |
L020-9788547302382 |
Código de barras: |
9788547302382 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
LENNON, MARCHON |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
241 |
Ano de edição |
2016 |