Como lidar com alunos que plagiam trabalhos da internet? E o que fazer com vestibulandos que seguem à risca as apostilas e não conseguem aplicar o conhecimento em enfadonhas provas de múltipla escolha? Por que ensinar as regras gramaticais, sem forma r alunos que tenham o que dizer e que saibam ordenar suas idéias numa redação? Estas e outras questões são levantadas pelo escritor e professor universitário Gustavo Bernardo, no livro ''''''''A educação pelo argumento''''''''. Gustavo Bernardo acredita que a escola, como ela é hoje no Brasil, ensina tanto quanto a penitenciária recupera delinqüentes. O aluno é considerado incapaz até que suas provas demonstrem o contrário. Nesse processo, sua nota final importa mais que sua capacidade de argumentação. Mas Gustavo Bernardo não é apenas um crítico do sistema. Ele oferece soluções. Uma delas é a interdisciplinaridade, com todas as disciplinas da grade curricular integradas no objetivo comum de desenvolver a capacidade de argumentação de cada aluno. D entre as reflexões mais recentes de Gustavo Bernardo estão a febre de alunos que usam a internet para plagiar trabalhos alheios, os pesquisadores que abrem mão de seu próprio pensamento ao exagerar nas citações bibliográficas, os temas de redação esc olar que não dão qualquer espaço à argumentação, como o tradicional ''''''''Minhas férias'''''''', e a urgência de se levar a filosofia para o dia-a-dia dos estudantes.

Código: L020-9788532510648
Código de barras: 9788532510648
Peso (kg): 0,402
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,20
Autor Bernardo, Gustavo
Editora ROCCO
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 216
Ano de edição 2014

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Educação pelo argumento