• ENSINO DE MATEMÁTICA: A CIRCUNFERÊNCIA COMO PARÓDIA MUSICAL E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Ensino de Matemática é resultado de uma pesquisa que visa discutir e avaliar uma metodologia alternativa de ensino da Matemática usando a composição de paródias musicais como recurso didático, a partir de uma experiência desenvolvida com alunos do 3& ordm ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, na Paraíba. A experiência relatada é embasada e discutida à luz da teoria das situações didáticas de Brousseau. O estudo da circunferência, devido a sua importância, é um do s conteúdos mais ressaltados no currículo da geometria analítica. Entretanto, a complexidade dos conceitos relacionados a esse tema, aliada com a fragmentação do conteúdo, dificulta o pensar dos alunos de transformar problemas geométricos em resoluçã o de equações, sistemas ou inequações. A teoria das situações didáticas reflete sobre a forma com que podemos conceber e apresentar o conteúdo matemático ao aluno, visando a uma educação mais significativa. A investigação de Valdir de Sousa Cavalcant i, além de interessante, une-se à escassa literatura a respeito do tema e propicia uma leitura agradável aos docentes de Matemática da educação básica, levando-os a uma reflexão da sua prática pedagógica, principalmente no que se refere às mudanças n o seu contrato didático.

Código: L020-9788547300975
Código de barras: 9788547300975
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor SOUSA, CAVALCANTI
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 151
Ano de edição 2016

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

ENSINO DE MATEMÁTICA: A CIRCUNFERÊNCIA COMO PARÓDIA MUSICAL E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS