O livro Escola e democracia: entre políticas e práticas lança um novo olhar para a promoção do protagonismo infantoadolescente ao analisar as potencialidades da escola nesta provocação, tendo como estratégia observar os atuais desafios à democracia e à justiça do ensino médio. Para isso, os autores buscaram respaldo nas teorias da marginalidade de Dermeval Saviani, demonstrando as permanências e as novíssimas configurações de exclusão escolar. Tal análise agrega, hoje em dia, para além dos aspec tos antes explicitados, outros elementos, como as diferenças raciais, étnicas, religiosas, de gênero, à medida que novas cartas de direitos vão sendo incorporadas como normas no país e têm como método e foco o exame da micropolítica escolar. A obra p õe em questão a aplicação da política do novo ensino médio com foco em um modelo de Protagonismo Estudantil, suscitado pelo Estado como alternativa ao fraco desempenho escolar — um dos fatores geradores de marginalidade. Mostra a maneira como duas es colas de ensino médio pernambucanas compreendem e implementam essa prática e denuncia como, em vez de estimular um processo de problematização crítico e reflexivo, no sentido da transformação social a partir dos jovens estudantes, as escolas promovem um protagonismo tutelado, subserviente.
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L020-9786525046662 |
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Autor |
DO, NASCIMENTO |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
147 |
Ano de edição |
2023 |