• ESCOLA PLURILÍNGUE: EFEITOS DA INTERCOMPREENSÃO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Escola plurilíngue: efeitos da intercompreensão na aprendizagem de língua portuguesa lança um olhar inovador sobre a didática de ensino de línguas. Apresenta a intercompreensão entre línguas românicas, adaptada à educação básica, como facilitadora do desenvolvimento de competências por meio de estratégias de aprendizagem que podem favorecer a compreensão de textos escritos. Esta obra traz importante reflexão sobre o funcionamento do processo de aprendizagem de línguas, descrevendo como a impleme ntação de abordagens plurilíngues no âmbito da escola pública brasileira pode auxiliar os nossos alunos na tomada de consciência quanto aos seus conhecimentos linguísticos e pragmáticos, em línguas estrangeiras românicas e, principalmente, em sua pró pria língua materna. Temas como estratégias de aprendizagem e transferências de competências entre línguas, caminham lado a lado com experiências significativas sobre identidade cultural, educação plurilíngue, intercompreensão, diversidade linguístic a na escola e são amplamente abordados neste livro. O enfoque apresentado oferece os subsídios necessários para o desenvolvimento de atividades adequadas ao trabalho com questões contempladas no ensino, não apenas do português, mas também com italian o, francês, espanhol e até mesmo com o inglês. Neste trabalho desenvolvido pelo autor, aparecem a ilustração da receptividade de alunos brasileiros da educação básica ao conceito de intercompreensão até mesmo com a apresentação de nova disciplina na grade curricular , em experiência pioneira realizada na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, além dos efeitos dessa abordagem plurilíngue na compreensão de textos escritos em língua portuguesa. Por seu conteúdo instigante, revelador e até mesmo surpreendente, este livro torna-se uma excelente fonte de conhecimento e inspiração para docentes e pesquisadores das grandes áreas de Ciências Sociais e Letras, ampliando suas possibilidades de trabalho e atuação. Destina-se, ainda, a todos o s leitores curiosos pela aprendizagem de línguas, por apresentar linguagem dinâmica que, por vezes, brinca com diversos idiomas, comprovando a fácil capacidade de compreensão mútua que os cerca. Trata-se de publicação que oportuna, sobretudo, despert ar o interesse por essa abordagem inovadora, contribuindo na construção de conhecimento crítico-científico contínuo à consolidação da língua portuguesa, em especial no sistema educacional público brasileiro.

Código: L020-9788547328061
Código de barras: 9788547328061
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor DE, SOUZA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 183
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

ESCOLA PLURILÍNGUE: EFEITOS DA INTERCOMPREENSÃO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • BROCHURA

  • DE, SOUZA

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ