A criança deve ser sempre vista como sujeito letrado, mesmo antes de adquirir a técnica de leitura, uma vez que, participando de uma sociedade que toma a escrita como instrumento cultural, base para a produção de qualquer tipo de conhecimento, o suje ito social não está imune a essa influência. A criança entra na vida escolar com seu processo de letramento já iniciado. Se a escrita é objeto cultural e a criança sujeito cultural, é desejável aprender a ler considerando-se apenas os aspectos cultur ais e simbólicos, e ignorando a escrita como sistema, como tecnologia? Qual a diferença entre adquirir um sistema de escrita, construir sentidos e aprender a ler? Esses movimentos se excluem? Reconhecer que tanto o processo de ler quanto o processo d e aprender a ler são estratégicos é entender que as crianças, como os adultos, constituem-se como sujeitos de leitura. Dessa forma, só se pode considerar leitor aquele sujeito que processa o texto e constrói sentidos num ato solitário (individual), d e maneira autônoma e subjetiva ou seja, enquanto depender de outro para traduzir o sentido de um texto, esse sujeito não pode ser visto como leitor autônomo. A autonomia leitora na criança, por outro lado, só se constrói, inicialmente, pela via do c onhecimento da tecnologia da escrita em sua relação com a oralidade, até atingir um domínio altamente simbólico e interdiscursivo que habilita a criança a uma leitura interpretativa. Nessa direção, este livro pretende trazer contribuições no sentido de explicar como se dá o processo de construção da leitura pelas crianças que se encontram no início da aprendizagem escolar, categorizando as estratégias de leitura usadas pelas crianças enquanto tentam processar e compreender o texto. A partir dess e conhecimento, pretende-se oferecer alternativas, aos professores e demais interessados na leitura infantil, para melhor orientar essas crianças visando à formação de um leitor competente, capaz de ler com compreensão, originalidade e capacidade crí tica. A partir dessa compreensão, buscam-se alternativas para um ensino da leitura que vá além da simples decodificação sem, contudo, ignorar a escrita como sistema convencional, cuja apreensão, pela criança, deve passar pela instrução formal.
Código: |
L020-9788547315771 |
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Autor |
MARTINS, MOREIRA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
91 |
Ano de edição |
2019 |