Do laço Educação – Psicanálise, das inquietações dos autores e de seus percursos de formação é que se inscrevem as inúmeras demandas do cenário pedagógico e viabilizam-se saídas para lidar com os efeitos dos processos inconscientes.

Nessa perspect iva, a trajetória da memória educativa ocupa um lugar de centralidade nas pesquisas e produções acadêmicas dos autores. Movidos por esse percurso de produção, busca-se refletir acerca da formação de professores a partir de conceitos psicanalíticos, a saber, a transferência, o afeto, o narcisismo, dentre outros.

Assim sendo, algumas interrogações emergem: Que efeitos a escrita da memória educativa provoca no sujeito-professor? De que forma o professor pode ressignificar a sua práxis em contat o com sua história pessoal? Quais as implicações das marcas inconscientes no cotidiano escolar? Trabalho-psicanálise e trabalho-pedagógico: quais aproximações possíveis?

Neste livro, os autores, enlaçados pelo fenômeno do inconsciente, transcendem a dimensão da formação de professores e situam o lugar da memória educativa, como dispositivo de pesquisa no cerne da constituição subjetiva docente. Dispositivo esse inspirado nos registros freudianos que expõem ser a escrita da memória um meio de falar e ouvir-se, ressignificando sua própria história. Desse modo, a importância de o professor reconhecer as inscrições da caminhada escolar, para compreender as marcas que o constitui, sinaliza que a escolha profissional apresenta-se muito mais pa ra ser, do que só fazer.

Código: L020-9786180504439
Código de barras: 9786180504439
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 0,00
Largura (cm): 0,00
Espessura (cm): 0,00
Autor SEM AUTOR
Editora MM PUBLICATIONS
Idioma Português
Páginas 0
Ano de edição 0

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

YOUNG STARS 6 - DVD IWB (AMERICAN)