Indo, muitas vezes, na contramão dos discursos pedagógicos que circulam entre nós, Nadja Hermann, destacada especialista em Filosofia da Educação, apresenta-nos um valioso estudo acerca das relações entre ética e educação. Num texto em que estão comb inados o rigor e a leitura acessível, bem como os argumentos claros e a inventividade filosófica, a autora parte do entendimento de que só existem processos educativos na medida em que sempre há um outro a educar, numa relação carregada de ambiguidad es e atravessada pela ética. E a própria ética, por sua vez, se constitui nas complexas respostas produzidas pela interação com o outro. Importantes questões – tais como alteridade, diferença, igualdade, formação na contemporaneidade e singularidade – perpassam toda a obra e são minuciosamente discutidas em sua complexidade. Desnaturalizando a presença do outro e o par sujeito-objeto na modernidade, Nadja Hermann recorre às contribuições de, entre outros, Schopenhauer, Nietzsche, Habermas, Freud , Gadamer e Derrida, de modo a traçar uma breve genealogia da alteridade. Como epílogo, a autora coloca a perturbadora pergunta: pode a educação fazer justiça à singularidade do outro?. Sem pretender chegar a uma resposta definitiva, ela propõe recor rer ao diálogo e à experiência estética para o estabelecimento de uma reciprocidade possível entre o eu e o outro.
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Autor |
NADJA, HERMANN |
Editora |
AUTÊNTICA |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
176 |
Ano de edição |
2014 |