A obra Experiências do Pibid Ufes: pluralidade de caminhos formativos na licenciatura relata, sob diferentes perspectivas, o resultado de um trabalho coletivo produzido ao longo de quatro anos, como continuidade do trabalho iniciado há uma década. Os textos, produzidos a várias mãos, descrevem experiências do Pibid Ufes, no contexto específico das licenciaturas que abraçaram a proposta entre os anos de 2013 e 2018. O diálogo proporcionado pelas ações do programa foi reconhecido pelos envolvidos no projeto como a mais importante contribuição do Pibid para a formação de professores em todos os níveis. Essa postura dialógica propiciou a circulação de informações, desejos, insatisfações e conquistas de forma mais aberta, potencializando o debat e sobre as fragilidades e potencialidades do ensino, tanto na escola básica quanto nos cursos de formação de professores, na universidade. Disso resultou o comprometimento de todos os bolsistas e colaboradores do projeto com as necessidades reais da escola ou das licenciaturas, buscando-se entendê-las pelo olhar daqueles que as vivenciam. Algumas ações, nesse sentido, foram realizadas de forma particular pelos subprojetos, por meio de elaboração de portfólios, diários de bordo e relatos reflexiv os, grupos de estudos e reuniões formativas, de planejamento e avaliação. Esses registros e procedimentos cotidianos suscitaram a investigação sobre a prática docente, valorizando a pesquisa como atitude cotidiana do professor em exercício e do futur o professor. Com essa descrição, pretendemos evidenciar aspectos da efetiva realização da nossa proposta de formação: aproximação dos segmentos envolvidos universidade, secretarias de educação, escolas participação efetiva dos Pibidianos nas ativida des da licenciatura valorização da licenciatura na universidade renovação da prática docente e da dinâmica escolar valorização do trabalho docente, com estímulo à diversificação da prática interesse pela pesquisa em Educação por parte dos Pibidia nos e supervisores. A expectativa de todos os envolvidos no projeto Pibid Ufes é de continuidade das ações previstas, tendo em vista a relevância do programa para a formação de professores no âmbito do país e, em particular, do estado do Espírito San to. Para tanto, os relatos e registros dos participantes apontam também para a necessidade de atenção aos resultados de programas de formação como o Pibid para o incentivo e a valorização da carreira docente no contexto da formação inicial de profess
Código: |
L020-9786555238655 |
Código de barras: |
9786555238655 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
JONIS, SILVA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
295 |
Ano de edição |
2020 |