"O pedagogo é um leigo em sua própria matéria"? A provocação aparece em artigo assinado no final do ano de 1968 por Luiz Benedicto Lacerda Orlandi, formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, então funcionário do Colégio Vocacional de S ão Paulo e futuro professor de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O pensamento exposto no artigo, publicado em três versões, exprime uma inquietação que perdura ao longo dos anos: a pesquisa em educação flutua continuamente ent re diversos núcleos teóricos e práticos (da psicologia, da sociologia, da economia, da administração), mas nenhum deles é suficiente para abarcar a natureza múltipla da própria educação. Ao oscilar entre ciências e referências distintas, a Pedagogia, em si mesma, permanece suspensa. Este livro é fruto das pesquisas iniciadas pelo GEPED em 2006, mas sua efetiva concretização só foi possível doze anos depois em função da preciosa e fundamental contribuição de vários docentes que se dispuseram a pe nsar o problema da pesquisa educacional a partir de Luiz Orlandi. Cinquenta anos depois, as mesmas questões são novamente agitadas em diferentes perspectivas, explicitando não só o significado dos modismos da educação, mas também dos modelos educativ os acriticamente assimilados e das necessidades político-econômicas a que os pesquisadores da área da Educação são constrangidos a atender. Os organizadores.
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L020-9788547325275 |
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Autor |
GLÁUCIA, FIGUEIREDO |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
229 |
Ano de edição |
2018 |