• FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE DO CAMPO

formação e profissão docente do campo nasce do desassossego que interroga a prática da formação continuada, sobretudo a especialização em educação do campo e os sentidos que são produzidos pelos sujeitos em interface com o trabalho docente nas experi ências da Escola Família Agrícola, da Escola do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra e da Escola Multisseriada. O livro tem nos estudos de Vigotski (2005), Benjamin (1994) e Larrosa (2002) as contribuições que fundamentam a compreensão de sentidos e experiência, como produção subjetiva, temporal e singular que ecoam das vozes dos sujeitos. As narrativas como perspectiva metodológica da pesquisa são aqui adotadas como histórias de práticas em situação (BERTAUX, 2010) ou histórias de vida que pen sam um projeto (JOSSO, 2002) e que, por assim se constituírem, têm como ponto motivador, nos diálogos, a formação e a profissão docente no campo. Trata-se de uma narrativa de vida situada a partir de um impulso que proporciona ao narrador e a seu int erlocutor o adentrar em uma história que se faz em meio a pessoas, memórias, sentimentos, conflitos, práticas e todo um contexto acerca do impulso de suas experiências de vida, formação e profissão. A partir da escuta, em diálogo com as questões da p esquisa, registra-se a escrita dos sentidos produzidos, não como universais, mas como heterogêneos e simultaneamente singulares aos sujeitos. Nessa perspectiva, os sujeitos produzem diferentes sentidos na relação formação e profissionalização, amalga mados e relacionados às suas aspirações com a formação continuada e a carreira docente, imbricados nas itinerâncias dos movimentos sociais nos quais militam, bem como nas memórias e trajetórias na educação. Pensar, portanto, em processos de formação continuada de professores do campo à luz dessa discussão é abrir-se aos diferentes contornos que ela assume a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos, desafiando-nos à construção de projetos que dialoguem com a diversidade da educação do campo e que se coloquem como espaçostempos da reflexão do ser e/ou estar professor-monitor-educador do campo.

Código: L020-9788547309930
Código de barras: 9788547309930
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor DE, JESUS
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 239
Ano de edição 2018

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE DO CAMPO

  • BROCHURA

  • DE, JESUS

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ