• FOTOGRAFIAS ESCOLARES: PRÁTICAS DO OLHAR E REPRESENTAÇÕES NOS ÀLBUNS FOTOGRÁFICOS DA ESCOLA CAETANO DE CAMPOS

No livro Fotografias escolares: práticas do olhar e representações nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos procura-se investigar registros produzidos na e pela escola para identificar recorrências e, por meio de sua percepção, a consolida ção de uma imagem da escola passível de construção de padrões de representação social e de iconografia. Com essas premissas, objetivou-se contribuir para a reflexão sobre cultura escolar como produtora de uma representação singular. Essa imagem de es cola foi categorizada a partir das representações fotográficas do universo escolar, com base nas recorrências e nas similitudes temáticas e compositivas das fotografias escolares. Partindo do pressuposto de que as fotografias constituem suportes de m emória e que apresentam uma narrativa, procurou-se estudar a articulação entre as fotografias individuais e a sua organização em álbuns fotográficos. Para além de sua especificidade particular, os retratos, coligidos em álbuns fotográficos, são redim ensionados e inseridos numa lógica narrativa que expande sua potencialidade informativa. Investigou-se tanto a singularidade do retrato e do álbum, quanto a articulação entre esses dois suportes de memória. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram a nalisados os 24 álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos, de São Paulo, cuja temática é a própria escola, além de atividades e práticas nela desenvolvidas. O primeiro álbum é de 1895 e o último é de 1966. Quanto à metodologia, além da análise dos elementos compositivos da fotografia, realizou-se um estudo centrado nas séries documentais compostas pelos álbuns fotográficos e pelos retratos escolares neles apresentados. Buscou-se discutir a necessidade, as especificidades e os limites da pr ática da classificação, considerando-se as dificuldades teóricas e históricas de classificar a própria fotografia. Desse modo, foi desenvolvido um estudo sobre as temáticas da fotografia escolar, considerando os subtemas que elas englobam. Foram iden tificados quatro temas: arquitetura, práticas escolares, retratos e eventos. Este livro permite refletir sobre as relações entre fotografia e escola em suas diversas dimensões, estabelecendo as diferenças entre as perspectivas da fotografia de escola e a fotografia na escola.

Código: L020-9786558206132
Código de barras: 9786558206132
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor DUARTE, ABDALA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 295
Ano de edição 2020

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

FOTOGRAFIAS ESCOLARES: PRÁTICAS DO OLHAR E REPRESENTAÇÕES NOS ÀLBUNS FOTOGRÁFICOS DA ESCOLA CAETANO DE CAMPOS

  • BROCHURA

  • DUARTE, ABDALA

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ