• FUNDAMENTOS DE SUPERVISÃO EM PSICOLOGIA

Supervisão em psicologia é uma atividade que não temos muito o costume de conceitualizar, uma vez que o termo é quase autoexplicativo e que, de uma forma ou de outra, todos sabem do que se trata. Apesar de todo profissional formado já ter passado pel a experiência de ser supervisionado, existindo, portanto, um conhecimento vivencial e empírico, a realidade dentro do contexto profissional não é tão simples assim.\r\n\r\nÉ possível encontrar diversos conceitos e modelos de supervisão em psicologia, sendo que a primeira e mais básica distinção entre eles é que a supervisão pode ser administrativa (também chamada de gerencial) ou profissional / clínica.\r\n\r\nA supervisão clínica, que é a abordada na obra, deve ser um processo em que a pessoa s upervisionada se sinta acolhida, segura e compreendida, apesar de ao mesmo tempo desafiada. Trata-se de uma relação complexa e que não deve ser confundida com terapia pessoal ou, ainda, com reunião administrativa. Ela é regular e acontece em um ambie nte protegido, com foco na aprendizagem e na autoavaliação, devendo ocorrer durante toda a carreira de um profissional da área de saúde.\r\n\r\nOs principais conceitos de Supervisão são o de Falender e Shafranske (2004), que a definem como sendo uma atividade profissional distinta na qual educação, treinamento e desenvolvimento de práticas baseadas na ciência são facilitadas através de um processo interpessoal colaborativo, e o conceito de Bernard e Goodyear (2009), que a definem como intervençã o na qual um membro mais experiente supervisiona o trabalho de um membro júnior, menos experiente de uma mesma profissão. Apesar de ser a mais conhecida, a supervisão definida por Bernard e Goodyear (2009) é criticada pela ênfase no nível hierárquico do processo e por restringi-lo a membros de uma mesma profissão.\r\n\r\nCom o título Modelos de supervisão, a autora apresenta um levantamento das principais teorias acerca de supervisão e traz algumas críticas às teorias para que possamos compreend er melhor não só o processo histórico desses trabalhos, mas também as pesquisas que se originaram desses arcabouços teóricos.\r\n\r\nSupervisão em Psicologia\r\n\r\nTodos os profissionais graduados passaram por estágios profissionalizantes durante su as trajetórias acadêmicas e, portanto, possuem experiência enquanto supervisionando. De acordo com Borders e Brown (1987), todo profissional de psicologia tem conhecimentos e experiências que são essenciais para supervisão, mas que devem ser utilizad

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Autor STILITA, CARDOSO
Editora SINOPSYS
Idioma Português
Encadernação CAPA DURA
Páginas 1
Ano de edição 2021

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