• SABORES URBANOS: ALIMENTAÇÃO, SOCIABILIDADE E CONSUMO - SÃO PAULO, 1828-1910

O século XIX foi emblemático para a história da alimentação, com as mudanças decorrentes das transformações capitalistas, que incluíram não apenas a revolução tecnológica na preservação dos alimentos, mas também os deslocamentos de produtos, sabores e pessoas nunca antes vistos.
A história da gastronomia pode ser tratada de diferentes maneiras: a forma como se consumiam os alimentos, a história do abastecimento ou de determinados alimentos, como o pão ou o sorvete. Mas, no caso deste estudo, a ideia é combinar a história da alimentação à da urbanização e da economia de São Paulo no século xix. E, ao fazer isso, algumas questões colocam-se em primeiro plano. A mais evidente diz respeito às mudanças da cidade ao longo do século xix. Assim, b uscou-se pensar uma história da alimentação que refletisse a economia da cidade, para englobar a economia da vida cotidiana, a economia dos alimentos e de seu consumo e as práticas sociais ligadas a esse consumo.
Para a história da gastronomia, as m udanças operadas pela industrialização dos alimentos foram de tal maneira radical que em seu lastro vieram também as transformações no comportamento e, sobretudo, nos hábitos do cotidiano. Mais pessoas passaram a comer diferentes alimentos, vindos de diversos lugares do globo. O comportamento social transformou-se com a introdução desses alimentos industrializados, como a cerveja ou e gelo.

Código: L020-9788579390722
Código de barras: 9788579390722
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 20,00
Largura (cm): 18,00
Espessura (cm): 2,00
Autor JOANA, MONTELEONE
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 262
Ano de edição 2015

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

SABORES URBANOS: ALIMENTAÇÃO, SOCIABILIDADE E CONSUMO - SÃO PAULO, 1828-1910