Para Jader Janer Moreira Lopes, conceber a Geografia na Educação Infantil é conceber que as crianças são capazes de ir além dos tradicionais níveis ou dimensões do espaço consolidados na história curricular brasileira, é traçar outras rotas de leitur a do mundo com as crianças (e com isso rever a clássica hierarquia de uma Geografia para as crianças) e com elas sermos capazes de fazer um exercício revolucionário, pois o sentimento de realização também importa muito. As crianças envolvidas no uso de linguagem geográfica agem como artesãos que buscam, ao dividir suas novas “leituras de mundo”, lutar para construir e compreender suas próprias interpretações subjetivas. As crianças podem e devem discordar e, mesmo que ainda não saibam ler ou esc rever, não se deixam calar. Elas buscam o significado das coisas e a centralidade de suas expressões. O livro sugere que um dos aprendizados que as crianças carregam é a sensação de serem compreendidas, e isso é, sem dúvida, muito importante! (...) O texto “flui” e contribui para nossa compreensão de como um trabalho acadêmico cuidadoso e que respeita as crianças pode ajudar professores de crianças bem pequenas a reconhecerem, em suas brincadeiras, contextos de aprendizagem. Mesmo conceitos com aparência sofisticada podem lhes ser apresentados, pois elas têm interesse em conhecer modos de vidas diferentes das suas e gostam de falar sobre isso. O leitor vai aprender muito, neste livro, sobre educação de crianças e como se podem apresentar te mas de Geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais. Vera Vasconcelos Universidade Federal do Rio de Janeiro
Código: |
L020-9788577061167 |
Código de barras: |
9788577061167 |
Peso (kg): |
0,210 |
Altura (cm): |
25,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
JANER MOREIRA LOPES, JADER |
Editora |
MEDIAÇÃO |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
112 |
Ano de edição |
0 |