• GESTÃO CURRICULAR E A DINÂMICA DA PEDAGOGIA POR COMPETÊNCIAS: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS DOS AGENTES DA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

A problemática da abordagem por competências na organização curricular, na gestão de pessoas, do conhecimento e da diversidade cultural revela-se uma preocupação da comunidade educativa, de forma global. Tomando por mote as perspectivas e as tendênci as ideológicas dos diferentes atores, nesse campo metodológico, consubstanciado ao currículo da formação técnica e profissional, este livro é o resultado de uma investigação embasada na abordagem por competências, para uma transição eficiente dos for mandos ao mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa que reflete, de modo pragmático e multidisciplinar, as perspectivas dos agentes da formação (gestores, professores e alunos) sobre a metodologia da Abordagem por Competências (APC) no ensino téc nico e na formação profissional, colocando à disposição dos leitores, acadêmicos e pesquisadores dados empíricos e ideológicos que põem em debate questões ancoradas na bancarização dos saberes, com insumos à economia do conhecimento, destacados como sendo os pilares para o desenvolvimento sustentável das nações, das organizações e das pessoas. O livro evidencia a forma como os docentes se sentem ao debaterem a questão da APC e demonstra as razões dos seus posicionamentos. Os resultados apontam o nível de envolvimento dos líderes de topo e intermédios nesse processo e clarificam as perspectivas dos gestores, professores e alunos sobre a abordagem curricular e pedagógica por competências nas escolas técnicas e profissionais.
O estudo mostra que a metodologia de ensino e aprendizagem na APC, vista numa perspectiva prática e teórica, traduz-se na aprendizagem para a vida, como afirmam os entrevistados, estando estes em convergência com as perspectivas de Perrenoud e de Le Boterf aqui apre sentadas. Para o autor, a preparação do formando para o mercado de trabalho não pode ser desconexa das competências do contexto de empregabilidade, muito menos dissociada dos saberes que vêm sendo reivindicados pelos empregadores, que buscam a eficiê ncia e a eficácia dos seus colaboradores em resposta ao mercado atrelado às mudanças impostas pelas inovações tecnológicas e pela mobilidade demográfica.

Código: L020-9786525043982
Código de barras: 9786525043982
Peso (kg): 0,680
Altura (cm): 27,00
Largura (cm): 21,00
Espessura (cm): 3,00
Autor JESUS, ROCHA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 530
Ano de edição 2023

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

GESTÃO CURRICULAR E A DINÂMICA DA PEDAGOGIA POR COMPETÊNCIAS: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS DOS AGENTES DA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

  • BROCHURA

  • JESUS, ROCHA

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ