As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), associadas a um custo mais baixo, em comparação com a modalidade presencial, proporcionaram rápida expansão e interiorização da EaD no Brasil. Apesar de estar cercado de tecnologias, o probl ema da evasão nos cursos EaD também é uma realidade. As perdas de alunos que iniciam, mas não terminam os cursos geram impactos acadêmicos, econômicos e sociais. Neste livro, trataremos dos fatores que motivam os alunos a tomarem a decisão de permane cer ou se evadir do curso, desdobrando-se em como analisar o perfil socioeconômico dos alunos. Apresentamos, ainda, as políticas públicas que contemplam a educação superior brasileira, o histórico e a evolução da educação no Brasil, o conceito de EaD e sua evolução, o conceito de Gestão da Permanência e seus paradigmas, permanência e evasão no ensino superior e os modelos teóricos e empíricos sobre permanência e evasão, dentre os quais destacam-se o Modelo do Processo de Abandono de Spady (1970) , a Teoria da Integração de Tinto (1993), do Aprendizado de Vygotsky (1993), da Expectativa de Vroom (1995), dos estudos pioneiros de Rovai (2003) e da Causalidade da Evasão de Cislaghi (2008). A situação-problema foi diagnosticada e foi possível obs ervar o contexto da realidade investigada para fins de comparação e ratificação dos resultados encontrados na pesquisa. A leitura deste livro ajudará na compreensão dos fenômenos influenciadores para a decisão de permanecer ou evadir de um curso.
Código: |
L020-9788547305147 |
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9788547305147 |
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Autor |
SAKR, BISINOTO |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
205 |
Ano de edição |
2019 |