O livro Gestão de Organizações de Ensino: uma perspectiva pedagógica apresenta e discute um modelo de gestão em que as questões administrativas e educacionais conversam e se reconhecem como fatores essencialmente interligados dentro de uma organizaçã o de ensino. Ele inicia realizando uma retrospectiva histórica sobre as Perspectivas da Administração, sua evolução e como as Organizações Não Educacionais vêm se utilizando delas para obter maior eficiência e eficácia na produção de seus produtos e na prestação de seus serviços (capítulo 1). Desse ponto de vista, o livro faz uma viagem no tempo da gestão, tomando como ponto de partida alguns exemplos do uso da Administração no Egito antigo até a contemporaneidade. O capítulo 2 é dedicado à apre sentação de uma Proposta de Modelo Pedagógico que tem a expectativa de provocar mudança no curso de Administração, passando este a ser o condutor das mudanças nas Organizações Educacionais. É nesse capítulo que se apresenta o ensaio de uma nova abord agem: a da Nova Ordem Social (NOS). Nele, propõe-se um estilo de gestão para as Organizações Educacionais baseado no desenvolvimento das pessoas, de forma que equipes, corpo técnico e docentes sejam equipes de trabalho auto-organizadas, com capacidad e de transformar complexidade em desempenho. O capítulo 3, “Yes, we Can”, relata a possibilidade factível da aplicação da Teoria da Aprendizagem Organizacional em uma instituição de ensino onde foi feito um estudo de caso. Mostra, portanto, o context o da investigação, indicando a possibilidade de reversão do modelo tradicional de gestão de IES por um modelo que traga benefícios não apenas para a instituição, mas para a sociedade em geral. Assim, a sua responsabilidade passa a ser a de formar pro fissionais competentes e responsáveis moral e eticamente, com capacidade de atuar na sociedade de forma criativa, inovadora, colaborativa e transformadora. No capítulo 4, apresenta-se a análise do desempenho pedagógico da instituição pesquisada, quan do os ganhos educacionais, a partir da implementação da NOS, são reconhecidos. Já o capítulo 5 aborda os dados do ponto de vista da gestão da instituição estudada. A conclusão retoma a questão de pesquisa – qual a interferência do modelo de gestão so bre o Projeto Pedagógico de uma Instituição de Ensino Superior e qual o reflexo dessa interferência nas atitudes de formação do aluno e em sua atividade profissional? – presente no estudo relatado e discutido ao longo do livro. E, a partir de sua res
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L020-9788547310370 |
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Autor |
SÔNIA, FONSECA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
169 |
Ano de edição |
2018 |