O processo de internacionalização das políticas educacionais se manifesta em diferentes níveis nas políticas nacionais. Repercute em diretrizes, recomendações, planos e metas, “naturalmente” incorporados pelos sistemas educacionais, configurando, sob a lógica da globalização neoliberal, os moldes das políticas educacionais implementadas no âmbito nacional. Fundamentando-se na premissa de que as políticas educacionais nacionais estão situadas no contexto da internacionalização, o Glossário “A int ernacionalização da educação, os Organismos Internacionais e a Formação docente” reúne um conjunto de verbetes que emergem no campo da pesquisa educacional relacionados ao fenômeno da internacionalização e sua incidência nas diretrizes para as políti cas educacionais nacionais sob a égide do mundo globalizado. Estruturado em três eixos – Internacionalização da Educação, Organismos Internacionais e Formação Docente –, a abordagem dos verbetes vai além do sentido etimológico, privilegiando, sobretu do, a análise política sobre o emprego de tais termos, que se manifestam no discurso da internacionalização da educação e se entrecruzam nas diretrizes e regulações das políticas educacionais em escala global. Assim, sob uma perspectiva crítica, a di sseminação desses termos converge para o fortalecimento de concepções de educação e de sociedade que privilegiam à racionalidade neoliberal como norteadora das políticas educacionais. Fazer resistência à educação forjada nos fundamentos do capital re quer conhecimentos sobre as bases conceituais dos termos que compõem o seu repertório. Para essa tarefa, a leitura deste Glossário apresenta-se como fundamental.
Código: |
L020-9788575916629 |
Código de barras: |
9788575916629 |
Peso (kg): |
0,382 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
SANTOS, COSTA |
Editora |
MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
324 |
Ano de edição |
2024 |