• HABERMAS E AS PROFESSORAS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA: VISLUMBRANDO OÁSIS

Este livro busca refletir sobre como o processo de formação de professores constitui-se em um ato político de construção da democracia e da autonomia no âmbito do cotidiano da escola. Cotidiano este massacrado pelas de reformas curriculares e de aval iações externas em larga escala. Nesse sentido, a formação de professores aqui é entendida como intrinsecamente política numa dupla dimensão: por um lado, é por meio de processos formativos que esses professores constituem-se em sua historicidade po r outro lado, a formação, fundada na aceitação do outro como legítimo sujeito protagonista de seus processos formativos, apresenta-se como a realização da convivência cooperativa, orientada a entendimentos e consensos, que nega a dominação e elabora em favor da democracia. Sendo assim, neste livro é apresentada uma proposta crítica de modelo da interação entre professores como procedimento de legitimação normativa, por meio de uma deliberação democrática. Nesse modelo, a formação de professores de Matemática apresenta-se como processo comunicativo em que não há normatividade pura, mas somente a que decorre do discurso deliberativo.

Código: L020-9788547328269
Código de barras: 9788547328269
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor APARECIDA, PERALTA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 251
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

HABERMAS E AS PROFESSORAS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA: VISLUMBRANDO OÁSIS