• BANDA DE MÚSICA E SEU MAESTRO: ALIOMAR BALEEIRO E O GOLPE DE 1964

Banda de música e seu maestro: Aliomar Baleeiro e o golpe de 1964 se propõe a aprofundar a interpretação do elemento civil presente no processo do golpe empresarial-militar de 1964 por meio de um estudo de caso especí?co. Ao longo do texto, procuramo s entender se existia, no contexto de crise orgânica dos anos 1960, uma congruência organicamente ideológica uni?cando setores da sociedade civil em prol de uma causa comum que possibilitou a construção do caminho do golpe empresarial-militar de 1964 . Como hipótese central, consideramos que a trajetória de Aliomar Baleeiro, líder da Banda de Música da União Democrática Nacional (UDN), e sua rede de relações indica que a atuação de civis e militares no processo de instauração da ditadura empresar ial-militar no Brasil resultou do fato de pertencerem a uma “elite orgânica”, compartilhando pontos de vista ideológicos em relação à conjuntura de crise e sua superação. Entendemos então que Aliomar Baleeiro agia como um intelectual orgânico da clas se dominante, sendo porta-voz do ideário produzido ao longo das décadas de 1950 e 1960, acentuado no período imediatamente anterior ao golpe de empresarial-militar de 1964. Com base em seu arquivo pessoal, depositado no CPDOC, buscamos mostrar como A liomar Baleeiro atuou alinhavando correntes civis e militares nos estertores do golpe, orquestrando suportes e posições que subsidiaram a conjuntura.

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Autor MARTINA, SPOHR
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 143
Ano de edição 2024

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BANDA DE MÚSICA E SEU MAESTRO: ALIOMAR BALEEIRO E O GOLPE DE 1964

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