• CANTOS DE GUERRA: CANTADORES NEGROS E AS DISPUTAS EM TORNO DO GÊNERO DO MARCO (1870 - 1930)

Nesta obra em que faz uma primeira síntese de uma década de estudos do cordel, Paulo Teixeira Iumatti reflete de modo profundo e original sobre os usos do Marco como tópica e como gênero da cantoria e da literatura de folhetos brasileira entre 1870 e 1930. A escolha desse período-chave permite ao autor flagrar como as nefastas heranças do escravismo ganham forma naquele momento de grande transformação do país.
A originalidade da obra se deve em grande medida à identificação do Marco como espaço privilegiado para se compreender as acirradas disputas pela memória na sociedade à época, sobretudo pelo fato de o Marco, por seu caráter monumentalizante, mobilizar conceitos estruturantes para a sociedade escravista, como domínio, território, prop riedade e liberdade.
Outra grande contribuição do trabalho é que ele tem como objeto central os Marcos e desafios de autores afrodescendentes praticamente desconhecidos, notadamente Severino Perigo e Joaquim Sem Fim, cujas obras sobreviveram em vers ões registradas por folcloristas como Leonardo Mota e Francisco das Chagas Batista.
Em sua aguda reflexão Paulo Teixeira Iumatti não perde de vista em momento algum as tensões que atravessam as relações folclorista/informante, nem tampouco a multipl icidade de práticas de ordem objetiva e subjetiva ali envolvidas. E o faz de tal modo que nos permite escutar essas vozes tantas vezes silenciadas.



Álvaro Silveira Faleiros
Professor do Departamento
de Letras Modernas da
Universidade de Sã o Paulo.

Código: L020-9786586081398
Código de barras: 9786586081398
Peso (kg): 0,350
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,00
Autor PAULO, IUMATTI
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 248
Ano de edição 2020

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

CANTOS DE GUERRA: CANTADORES NEGROS E AS DISPUTAS EM TORNO DO GÊNERO DO MARCO (1870 - 1930)