Este livro propõe uma experiência para aquele que o escreve e para aquele que o lê. O tema principal é a infância, seu sentido principal é transformar a relação com a infância por meio da Filosofia e da Educação e a relação de quem escreve uma experi ência, e de quem lê essa experiência. A preocupação maior é uma prática coletiva e um modo habitual de pensar as várias faces entre infância, Filosofia e Educação, particularmente no campo da Filosofia da Educação. O livro foi divido em duas partes. Na primeira parte, Filosofias clássicas da Infância, são estudadas formas de se constituir historicamente um mito em torno da infância. Na segunda parte, A infância educa a Filosofia, o autor faz uma afirmação sobre a idéia de infância, não como idad e cronológica, mas como uma possibilidade afirmativa do pensar, como uma metáfora da gênese de um novo pensar. Esta imagem é desdobrada em dois momentos: a filosofia grega clássica e a filosofia francesa contemporânea. O autor está, de alguma forma, propondo um certo conceito de infância que recrie a forma dominante de pensá-la: será uma infância da infância. São conexões entre os conceitos de infância, linguagem, experiência e História. Propostas de uma política da infância que permita pensar u ma educação e uma Filosofia abertas e não totalitárias.
Código: |
L020-9788575260739 |
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Autor |
O., KOHAN |
Editora |
AUTÊNTICA |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
264 |
Ano de edição |
2007 |