Este livro é fruto de uma intensa pesquisa-ação, desenvolvida durante o mestrado da autora. A pesquisa realizada buscou analisar as contribuições para o ensino da Língua Espanhola a partir da produção de curta-metragem, com enfoque nos gêneros discur sivos.
Assim, a presente obra apresenta as discussões e resultados de um projeto de mestrado desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) campus Cacoal com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
O arcabouço teórico da investigação está fundamentado principalmente em Bakhtin (2016) e em alguns estudiosos de sua teoria, como Faraco (2019), Fiorin (2018), e Rojo e Barbosa (2015), discutindo a respeito dos gêneros discursivos Thiollent (2011) e Barbier (2002), abordando a pesquisa-ação Bardin (2002), Luna (2011), Franco (2005), Bogdan (1994) e Gil (2008) como suporte à pesquisa em diversas fases Duarte (2002), elucidando acerca do cinema e ling uagem cinematográfica Leffa (1988), tratando a respeito da metodologia para o ensino de línguas e também das diversas fases passadas pelo espanhol, como componente curricular no Brasil.
A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coesa com a propo sta do projeto, que era estabelecer uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a construção de dados foram: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a observação part icipante, o diário de campo, a pesquisa documental, questionários e grupo focal. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que a produção de curta-metragem com enfoque nos gêneros discursivos pode de maneira efetiva contribuir para a apre ndizagem da Língua Espanhola, aprimorando as competências e habilidades básicas, porém importantes para a proficiência e comunicação do e no idioma, além agregar valores que o aluno carregará consigo na vida, enquanto ser social.
A partir da pesquis a e da publicação desta obra, espera-se que docentes que atuam nas disciplinas de Língua Espanhola possam desfrutar do material aqui exposto e, sobretudo, refletir sobre sua própria prática.
Código: |
L020-9786525025339 |
Código de barras: |
9786525025339 |
Peso (kg): |
0,240 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
SOUZA, ZEMKE |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
141 |
Ano de edição |
2022 |