• MODELO PEDAGÓGICO NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM PLANEJAMENTO PARA A AÇÃO: TRANSFERÊNCIA DE TREINAMENTO

Modelo pedagógico na capacitação de profissionais de saúde em planejamento para a ação: Transferencia de treinamento conduz-nos a refletir sobre a necessidade de avaliarmos o alcance dos objetivos instrucionais para desenvolver capacidade crítica e r eflexiva em profissionais de saúde visando à tomada de decisão. Apresenta uma avaliação de transferência de treinamento do modelo pedagógico Plano Operativo (MPPO) adotado pelos cursos em especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica (GAF) na modalidade à distância (GAF – especialização EaD/SUS) para capacitar farmacêuticos da rede de serviços públicos de saúde. Coordenados pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), esses cursos capacitaram 2.472 farmacêuticos de diferentes regiõ es do Brasil. A autora apresenta os fundamentos teóricos do campo transferência de treinamento e o MPPO, detalhando características e especificidades que o levam a se constituir em uma estratégia pedagógica ativa para ensinar e aprender planejamento como instrumento de gestão, ressaltando as adaptações realizadas ao modelo original do Planejamento Estratégico Situacional (MATUS, 1996). Detalha os instrumentos utilizados para o trabalho de campo, o Learning Transfer System Inventory (LTSI), de Ho lton III, Bates e Ruona (2000), em sua versão de 16 fatores e 89 itens, reconhecido como boa ferramenta para apontar fatores que interferem na transferência de aprendizagem (VELADA, 2007 AFONSO, 2012 VELOSO et al., 2015). Desenvolve, testa e reúne evidências de validação de uma escala específica de avaliação de transferência de treinamento para o MPPO. Analisa, utilizando a nova escala de avaliação da transferência do MPPO, a percepção de transferência dos egressos. A autora, a partir do LTSI, analisa os fatores que interferem na transferência de treinamento do PO no desempenho dos egressos, apontando como mais influentes a motivação e o desenho do curso. Em cenário de crise generalizada no sistema público brasileiro de saúde e de escasse z de instrumentos de avaliação de investimentos púbicos, este livro mostra a efetividade do treinamento realizado ao cumprir seus objetivos instrucionais de formar farmacêuticos gestores competentes para planejar, organizar, articular e realizar açõe s no campo da saúde pública com visão crítica e de forma tempestiva. Esta obra convida-nos a refletir sobre como formar profissionais de saúde competentes e com capacidade crítica.

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Autor LACERDA, BARRETO
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 193
Ano de edição 2021

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MODELO PEDAGÓGICO NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM PLANEJAMENTO PARA A AÇÃO: TRANSFERÊNCIA DE TREINAMENTO